Na folia do Carnaval
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Dias de festa, música e muito agito! Não importa a sua escolha de divertimento no Carnaval (praia, trio elétrico, bloco de rua, etc.), e sim a preparação para curtir a brincadeira da melhor maneira possível.

Pronto para qualquer parada
Saúde e bolso em dia garantem o pique para acompanhar a festa do começo ao fim. Por isso, procure se alimentar bem e de maneira balanceada sempre que possível e tomar água para manter a hidratação.
Se quiser evitar gastos inesperados, levar um lanchinho (sanduíche, barrinha de cereal, fruta) e uma garrafinha de água com você pode ser uma saída que custe menos do que comprar na rua.
Prefira usar roupas leves que não dificultem movimentos e deixe você confortável. Peças mais antigas ou gastas podem ganhar uma cara nova e divertida com uma customização simples. Aproveite o clima colorido para usar a criatividade e gastar menos!
Conte com o dinheiro do táxi ou do transporte público se fizer uso de bebida alcoólica. Carnaval não combina com direção, evite ao máximo estragar o seu e o dos outros
Dicas para quem se planejou
Em datas festivas, os preços de hospedagem e passagens costumam aumentar. Por isso, quanto mais cedo houver planejamento, melhor. O ideal é começar a prever gastos e fazer reservas um ano antes.
Não se esqueça: gastos com viagem vão desde o meio de transporte até o quanto acha que vai gastar com comida por dia (já considerando uma pesquisa do preço da refeição local).
Negociar e pesquisar é muito importante para que você vista a fantasia sem dor de cabeça.
Opções de pagamento
Nessa hora, se o dinheiro anda curto, o cheque especial e o cartão de crédito podem ser uma opção pela facilidade de acesso aos recursos.
Mas atenção: como o dinheiro fica “à sua disposição”, o custo é alto e, por isso, têm prazo de validade muito curto para usar somente em eventualidades e por períodos breves.
Se você for precisar do dinheiro por mais de um mês, o ideal é procurar outras modalidades de crédito. Pode ser o crédito consignado, que oferece condições bem atraentes, ou o crédito direto ao consumidor (CDC), se você tiver um limite pré-aprovado pelo banco. A contratação é simples.
Se já entrou no cheque especial ou no cartão de crédito, tente renegociar essas dívidas.
Existem também outras opções de financiamentos que antecipam receitas, como os adiantamentos dos recursos do 13º salário e do Imposto de Renda. Como as condições mudam de acordo com cada instituição financeira, verifique quais são melhores para você e o seu bolso.
Em todo caso, lembre-se de avaliar a sua condição financeira e escolher a opção que atende melhor as suas necessidades.
Veja dez dicas para uma vida financeira saudável:
-
Controle o orçamento;
-
Acompanhe diariamente ou semanalmente os gastos;
-
Ao contratar um crédito, procure o mais adequado para sua situação;
-
Não use o cheque especial e o cartão de crédito como extensão do salário;
-
Evite pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito (rotativo);
-
Reduza os gastos supérfluos;
-
Tenha sempre um projeto de vida que acompanhe uma meta financeira;
-
Tenha uma poupança de emergência (de 3 a 12 salários);
-
Faça um planejamento financeiro pensando na aposentadoria;
-
Equilibre as despesas e esteja sempre com o saldo positivo.
Não me planejei, e agora?
Há quem esteve desligado da folia e agora simplesmente acordou com vontade de sambar! Tudo bem! Muitas vezes surge um convite inesperado para viagem ou passeio, mesmo quando o bolso não estava planejado.
Neste caso, é importante lembrar que talvez os preços da diversão estejam mais caros e a correria pode pesar muito no orçamento do próximo mês. Para isso não acontecer, o melhor é também verificar qual tipo de crédito escolher ou se está na hora mesmo de mexer em economias.
Ficar em casa! Por que não?
Se a coisa estiver apertada, não fique triste. Ficar na sua cidade e procurar diversão gratuita (ou com baixo custo) pode ajudar a seu bolso não ficar com ressaca. Parques, carnavais de rua e apresentações podem ser uma opção para curtir com a família. Se não quiser sair de casa, chame os amigos, divida gastos, ligue o som e divirta-se!
Dicas de diversão
Ensaios técnicos de Escolas de Samba (RJ e SP)
Verifique a Liga das Escolas de Samba para se informar da programação de cada uma. Geralmente as entradas têm preços populares.
Em São Paulo: www.ligasp.com.br
No Rio de Janeiro: http://liesa.globo.com
Programação Catraca Livre
Site que organiza programações culturais com nenhum ou baixo custo em São Paulo. Sessões de cinema, blocos de rua e muito mais. Site: http://catracalivre.folha.uol.com.br/tag/carnaval/
Em Pernambuco
Recife e Olinda são pólos culturais muito fortes durante o Carnaval. Apresentações na rua marcam as cidades durante fevereiro.
Se estiver por perto e gostar de agitação, os shows na Praça do Marco Zero (Centro de Recife) e o desfile das delegações nas ladeiras de Olinda são de encher os olhos. E não custa nada!
Na Bahia
Muito axé e trio elétrico. Nas ruas de Salvador a diversão é garantida, muitas opções para dançar e sambar.
Quanto maior a agitação, mais calor. Por isso, beba água e leve um dinheiro para alimentação. Mesmo que quiser apenas seguir o trio elétrico pelas ruas, sua saúde precisa de atenção.
Referência: Meu Bolso em Dia