Contribuinte deve verificar pendências na declaraçao do IRPF 2012
terça-feira, 6 de março de 2012
Quem quiser evitar futuras dores de cabeça com a Receita Federal deve fazer a declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) 2012 com o máximo de atenção.
Assim, antes de enviar a declaração, o contribuinte pode verificar, por meio do botão verificar pendências, no programa gerador do IRPF, se há alguma correção a ser feita e somente depois dessa checagem efetuar o envio do documento.
Se a dúvida surgir após o envio, contudo, ainda há uma chance de não cair na malha fina. Para isso, no caso de alguma inconsistência ou pendência, o correto é refazer e enviar uma declaração retificadora.
e-CAC
No caso do contribuinte, após o envio, ficar em dúvida se há ou não inconsistência na sua declaração, é possível verificar no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) se existem eventuais pendências, por meio do extrato da declaração.
Neste caso, contudo, de acordo com a Agência Brasil, é preciso esperar um pouco. Até a última sexta-feira (2) a Receita Federal ainda não tinha uma previsão para iniciar o processamento e liberar o extrato da declaração no e-CAC.
O e-CAC é um portal eletrônico de atendimento virtual onde diversos serviços protegidos por sigilo fiscal podem ser realizados via internet pelo próprio contribuinte. Para ter acesso ao portal eletrônico, o contribuinte deve ter um certificado digital ou fazer um cadastro utilizando o número dos recibos das duas últimas declarações.
Vale lembrar que o prazo para entrega da declaração do IRPF 2012 começou na última quinta-feira (1) e vai até o dia 30 de abril.
Autor: Gladys Ferraz Magalhães
Referência: InfoMoney